Conectar o cuidado físico, especificamente através da fisioterapia pélvica, e a saúde mental juntamente com o autocuidado diário, é essencial para uma abordagem abrangente do bem-estar da mulher e saúde feminina.
A fisioterapia pélvica proporciona não apenas tratamento para questões físicas específicas, mas também um senso de empoderamento e autoconhecimento. Ao entender a anatomia e funcionamento do corpo, as mulheres fortalecem sua relação com ele, gerando impactos positivos na saúde mental.
Os exercícios de respiração e percepção corporal são essenciais para o trabalho da fisioterapia pélvica. E também são pilares para o tratamento de estresse, ansiedade e depressão. Além disso, existe um número significativo de mulheres que têm queixas de assoalho pélvico como perdas urinárias aos esforços, não apenas por falta de força muscular, mas por uma dificuldade no relaxamento dessa musculatura, criando tensões e pontos gatilhos que dificultam o músculo a ativar corretamente.
Nosso assoalho pélvico é composto por fibras musculares posturais, pois é um grupo muscular importantíssimo para a sustentação do nosso corpo.
Por isso é chamado de Assoalho. Sim, ele é o nosso chão!
E músculos posturais tendem a tensionar se estamos ansiosos, como bem percebemos com nossos ombros. Nosso assoalho pélvico tem exatamente o mesmo comportamento, e se estamos estressados, vão criando os pontos gatilhos de tensão, o que pode gerar incontinência urinária, dor na relação, dificuldade de orgasmo e até aumento da frequência urinária e infecções urinárias de repetição, pois nem pra fazer xixi conseguimos dar o tempo necessário para o músculo relaxar e permitir o esvaziamento completo da bexiga. Pensando assim, a redução no estresse diminui por consequência as queixas pélvicas também
E, integrar o autocuidado diário como práticas de mindfulness e hábitos saudáveis, por exemplo, complementa os benefícios da fisioterapia. Isso cria uma sinergia, onde o cuidado físico e mental é incorporado de maneira contínua na rotina, fortalecendo a saúde como um todo.
Cuidar da saúde física e mental ao mesmo tempo é essencial para garantir uma vida plena, promovendo a prevenção de problemas de saúde e criando um equilíbrio sustentável que contribua para o bem-estar a longo prazo.
Texto elaborado entre Make a Pause @_makeapause + Fisio Feminina @fisiofeminina
Comments