top of page

Grande Exaustão


urso gigante deitado no sofá vermelho

As pessoas estão mais do que cansadas, estão exaustas. Estão sentindo uma pressão não apenas nos seus calendários de trabalho mas também em sua alma.


Estamos agora na era da “Grande Exaustão”, segundo o escritor e professor de ciências da computação Cal Newport. Sabemos que estamos cansados ​​e vemos isso nas escolhas que fazemos todos os dias como: pedir o jantar porque não temos energia para prepará-lo, tentar encontrar maneiras de trabalhar em casa para não ter que adicionar um deslocamento diário de duas horas, saídas sociais pouco frequentes porque é impossível coordenar agendas ocupadas de adultos, despriorização completa de hobbies…a lista é infinita.


As pessoas se sentem tão cansadas que estão cortando atividades que antes eram corriqueiras e pouco estressantes, como malhar e ir ao supermercado por exemplo.


Então, por que os níveis de exaustão estão aumentando? Os três fatores que são normalmente ignorados, mas que são os que mais contribuem, são: estilo de vida insustentável, exposição ao estresse fora do nosso controle e insegurança financeira. 


A boa notícia é que existem coisas que estão sob nosso controle e que podem tanto melhorar nossa qualidade de vida quanto reduzir a exaustão.

Considere o que aumenta sua qualidade de vida e faz você se sentir energizado, como ter bons e recorrentes hobbies. Depois considere o que diminui sua qualidade de vida e o deixa cansado e exclua já.





No final das contas, a forma como nos sentimos é determinada pelas pequenas decisões que tomamos. Quanto dormimos bem, priorizamos uma caminhada matinal, consumimos mídia com atenção, nos recusamos a discutir o trabalho e seu estresse quando estamos fora do expediente…sentimos uma grande diferença e devemos fazer de tudo para mantê-las de forma consistente.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page